Vários índices de criminalidade tiveram redução ao longo do ano de 2024 na região Centro Serra. Foi o que informou o capitão Charles Sonnenstrahl, comandante da 5ª Companhia da Brigada Militar. Segundo ele, em 2024 a instituição manteve 27.236 interações com a comunidade, o que envolve ocorrências variadas desde chamados da população com suspeitas até infrações de trânsito e prisões. Isso representa uma média de nove interações por dia na região.
Nesse período foram executadas 262 prisões. O crime de roubo teve queda de 50% em Sobradinho e o de abigeato de 86% na região. Já os furtos com arrombamento tiveram redução de 71% em 2024 no Centro Serra. O capitão explicou que os índices de criminalidade são dinâmicos e variam de um ano para outro e que isso é natural. Já os casos de apreensão de armas ou munições irregulares aumentaram em 200%. Isso, na avaliação do comandante, significa um dado positivo porque mostra que a Brigada Militar está retirando das ruas armamento que poderia ser utilizado na prática de crimes.
Outro índice que teve aumento foi o de violência doméstica, o que no entender do comandante é resultado da conscientização da sociedade que passou a fazer mais denúncias. Já os casos de homicídio, segundo Sonnenstrahl, estão em nível estável. O capitão confirmou que segue no comando da Brigada Militar no Centro Serra, mesmo após o anúncio de extinção da 5ª Companhia. Ele explicou que a reação da comunidade contra a medida fez o Comando Geral reavaliar a decisão, e com isso, formalmente a companhia segue extinta, mas na prática a estrutura está mantida.