Brigada Militar promove Operação Marias na região Centro Serra

Através de ações de polícia ostensiva em locais específicos, visando diminuir indicadores de feminicídio, foram fiscalizados os descumprimentos de medidas protetivas de urgência determinadas pelo Poder Judiciário

mar 25, 2022

Fotos: Divulgação

Nesta sexta-feira (25), a Brigada Militar do Centro Serra promoveu a Operação Marias, em conformidade com o cronograma de operações da 5ª Companhia e diretrizes do 23º Batalhão de Polícia Militar. Através de ações de polícia ostensiva em locais específicos, visando diminuir indicadores de feminicídio, foram fiscalizados os descumprimentos de medidas protetivas de urgência determinadas pelo Poder Judiciário, nos municípios de Sobradinho, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Lagoão, Arroio do Tigre, Tunas e Estrela Velha.

Em Sobradinho, o lançamento da “Operação Marias”, ocorreu durante a tarde, na sede da 5ª Companhia da Brigada Militar, com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Kegler, as profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), psicóloga Valéria Piovesan, as assistentes sociais Pâmela Endler e Tais Bassani Costa, e as soldados Denise Cassol e Luíse Arrial.

Na ocasião, o tenente Jerônimo Jesus Dalberto, comandante do 1º Pelotão, explanou os objetivos da operação Marias e enalteceu os esforços comuns entre a Brigada Militar e Administração Municipal para desenvolver ações de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A ofensiva visa fortalecer as ações preventivas e a fiscalização para coibir a violência doméstica e familiar contra mulheres. Durante a operação da Brigada Militar, foram visitadas vítimas que possuem Medidas Protetivas de Urgência (MPU), além da realização de palestras de conscientização e esclarecimentos da Lei Maria da Penha e atuação policial militar, na Escola Estadual Santo Carniel, em Sobradinho; Escola Estadual Cristo Rei; em Passa Sete; e Escola Estadual Laura Klaudat, em Tunas.

Ainda, em Sobradinho, a Brigada Militar também realizou uma prisão por violência doméstica. Um homem de 23 anos foi preso em flagrante. Ele foi acusado de agredir por diversas vezes a sua companheira, uma mulher de 37 anos. A companheira apresentava lesões corporais e foi necessário encaminhar para atendimento médico no Hospital São João Evangelista. O acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia para o registro policial e posteriormente encaminhado ao Presídio Estadual de Sobradinho.