Na tarde de segunda-feira (14), na Sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), em Santa Cruz do Sul, foi promovida a Solenidade de passagem de Comando do 23° BPM – Batalhão Major Sebastião e assunção do Chefe do Estado Maior do Comando Regional.
Obedecendo as normas de prevenção ao Covid-19, o evento ocorreu em Gabinete e contou com a presença do Comandante Regional, coronel Valmir José dos Reis. No ato solene, o tenente-coronel Giovani Paim Moresco passou o comando do 23° BPM ao major Fábio Vilnei da Silva Azevedo, Batalhão com uma extensa faixa territorial, responsável pelo policiamento de 23 municípios do Vale do Rio Pardo.
O tenente-coronel Moresco estava no comando do 23°BPM desde maio de 2018, e assume como Chefe do Estado-Maior do Comando Regional.
O Comandante Regional enalteceu o trabalho desenvolvido pelo tenente-coronel Moresco, bem como o seu profundo conhecimento das missões especiais, que foram primordiais para o êxito de todos os desafios, nas áreas administrativas e operacionais que desenvolveu. Também desejou as boas-vindas ao major Azevedo, destacando que é um oficial experimentado, com um senso desenvolvido de ética e integridade e com uma vasta experiência.
Dentre os objetivos do novo Comando do 23°BPM, o major Azevedo destacou que a sua gestão priorizará a valorização do policial militar, da saúde às condições de trabalho, no atendimento as demandas operacionais e administrativas que se apresentarem, exercendo um trabalho de gestão conjunto com os Oficiais e praças que compõem o Batalhão. Quando Capitão, Azevedo comandou a 5ª Companhia da Brigada Militar com sede em Sobradinho.
Entrega de Comendas do 23°BPM
Na ocasião, em cumprimento ao regimento interno do 23°BPM, foram agraciados com a Comenda do 23°BPM, o Comandante Regional, coronel Valmir José dos Reis, o Chefe do Estado-Maior do CRPO/VRP, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, o Comandante do 23°BPM, major Fábio Vilnei da Silva Azevedo, o Comandante do 2ºBPM, major Diogo Robledo Spiegelberg Lopes e o Comandante de 35º BPM, major Rodrigo Righes Sartori.
A Comenda do 23° BPM, objetiva distinguir integrantes da BM que se destacaram na promoção e no aprimoramento do serviço policial militar e no reforço positivo da imagem e prestígio do 23º BPM, bem como oficiais e praças que tenham atuado com elevado profissionalismo, comprometimento, aptidão intelectual e entusiasmo nas mais diversas atividades desempenhadas pela unidade.