Pesquisar
Close this search box.

Brigada Militar apresenta sistema de segurança integrada para municípios do Centro Serra

O foco da reunião foi a necessidade de os municípios aderirem ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios para legalizar e ter acesso a dados.
O foco da reunião foi a necessidade de os municípios aderirem ao Sistema de Segurança Integrada. Foto: Fabrício Ceolin.

Uma reunião promovida na tarde dessa segunda-feira (08), no Polo de Educação em Sobradinho, discutiu a padronização dos sistemas de videomonitoramento que podem ser implementados no Centro Serra pelas prefeituras. O encontro foi organizado pelo Capitão Charles Sonnenstrahl Filho, comandante da Brigada Militar no Centro Serra, e contou com a presença de dois técnicos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, prefeitos, secretários, procuradores jurídicos e comandantes das unidades da Brigada da região.

O foco da reunião foi a necessidade de os municípios aderirem ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios para legalizar e ter acesso a dados. Esse sistema disponibiliza tecnologias e subprodutos, através de termo de cooperação, permitindo a integração entre os sistemas de segurança pública estadual e municipal. Essa integração possibilita o videomonitoramento, cercamento eletrônico, identificação de placas de veículos, acesso a consultas integradas, informações e estatísticas, entre outros serviços.

O encontro foi organizado pelo Capitão Charles Sonnenstrahl Filho, comandante da Brigada Militar no Centro Serra. Foto: Fabrício Ceolin.

Conforme o capitão, para essa integração, é fundamental que os municípios adotem uma padronização de equipamentos. Os investimentos nos sistemas de videomonitoramento podem ser feitos com recursos próprios, do Estado, federais ou por meio de financiamento. A Brigada Militar de Sobradinho já possui uma sala de videomonitoramento autorizada para entrar em operação, que poderá receber imagens de todos os municípios da região em tempo real, podendo ser acompanhadas localmente e em um setor da secretaria de segurança em Porto Alegre.

O Capitão Sonnenstrahl ressaltou que a sala de videomonitoramento é o investimento mais custoso, porém já está disponível, requerendo apenas que os municípios se adequem aos sistemas de captação de imagens. Ele também mencionou que a compra dos equipamentos pode ser feita através de um Consórcio Intermunicipal, o que teoricamente reduziria os custos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade