Os Bombeiros Voluntários suspenderam seus serviços em três municípios do Centro Serra devido à falta de renovação do termo de fomento. Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o presidente Júnior Fardin, explicou que a direção da entidade havia contatado os prefeitos de Passa Sete, Segredo e Ibarama, estabelecendo prazos através de ofícios e apresentando um estudo de custos aos administradores.
No entanto, apenas a prefeitura de Lagoa Bonita do Sul demonstrou interesse em renovar o contrato. Fardin destacou que o valor proposto para o repasse anual, baseado na população de cada município e no valor repassado pela Prefeitura de Sobradinho, seria de R$ 9,50 por habitante. Além do aspecto financeiro, a direção dos bombeiros destaca que o termo de fomento é essencial para garantir a base legal dos atendimentos prestados. A falta de renovação compromete a legalidade das operações dos bombeiros voluntários.
Diante da suspensão dos serviços em Passa Sete, Segredo e Ibarama, a orientação é para que a comunidade busque atendimento através do número 193, que aciona os Bombeiros Militares de Santa Cruz. A entidade dos bombeiros voluntários de Sobradinho permanece disponível para negociar a renovação dos termos com as prefeituras envolvidas.
No final da manhã desta quarta-feira a assessoria jurídica da Prefeitura de Passa Sete informou que o assunto já sendo avaliado pela Administração Municipal, porém, adianta que há interesse da prefeitura em renovar o convênio.
A Associação dos Municípios do Centro Serra – AMCSERRA, representando os Municípios associados que integram a área de abrangência e atendimento dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, emitiu nota para esclarecer e informar, a respeito de entrevista concedida pela direção dos Bombeiros. Informou que na última assembleia o assunto foi debatido entre os gestores dos Municípios atendidos.
O valor do reajuste foi considerado muito alto e juridicamente impossível de conceder, em alguns casos ultrapassam 50%. Um novo encontro entre os Prefeitos e Assessoria Jurídica será promovido para estudar uma contraproposta e sua legalidade, obedecendo o período eleitoral.