Bombeiros Voluntários apoiam instalação do SAMU em Sobradinho

A entidade ressalta que o serviço do SAMU já se encontra instalado em cidades menores, e avaliam ser de grande valia para Sobradinho

nov 25, 2023

Foto: Cristine Rochol PMPA – Arquivo divulgação

Uma manifestação de apoio para instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município, foi encaminhada pela direção dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, através de ofícios, protocolados na Câmara de Vereadores e no Gabinete do Prefeito.  A entidade revela que esteve reunida com associados em assembleia, onde avaliaram a notícia divulgada pelo Poder Executivo na imprensa local, a qual informou que o prefeito Armando Mayerhofer esteve reunido com a secretária da Saúde, Ana Feron e o vereador Gerson Schirmer (MDB), onde trataram sobre a instalação do serviço.

O parlamentar tem defendido o projeto na Câmara de Vereadores, e na última sessão também recebeu apoio da vereadora Daniele Karnopp, e o presidente do Legislativo Miguel Vieira. Gerson que também integra os bombeiros voluntários, fez uma ampla defesa do serviço, destacando que o SAMU e os bombeiros, poderão atuar de forma conjunta em casos graves. Miguel Vieira, ressaltou que a manifestação formal dos bombeiros, reforça a importância da iniciativa, pois quando o projeto de lei chegar para avaliação dos vereadores, o conteúdo será levado em conta.

De acordo os bombeiros voluntários, a população de Sobradinho vem crescendo cada vez mais, assim como o fluxo de pessoas de outras cidades, também atraídas pelo comércio e o turismo, o que vem fazendo com que às demandas em primeiros socorros, também cresçam.  A entidade ressalta que o serviço do SAMU já se encontra instalado em cidades menores, e avaliam ser de grande valia para Sobradinho, uma vez que ela terá uma equipe de socorristas à disposição 24 horas, com todo suporte de atendimento feito através de uma regulação, que conta com médicos que repassam orientações pontuais para os atendimentos.

A entidade revela que seus bombeiros voluntários após serem acionados por telefone, necessitam deslocar com seus veículos até a Sede Operacional, uma vez que não há plantão fixo por conta dos compromissos pessoais de cada integrante. Quando possível, ficam à disposição na sede.

Apesar disso, em qualquer chamado, os voluntários se empenham ao máximo para prestar atendimento o mais rápido possível, porém cada minuto, implica na chamada “Golden Hour”. Trata-se da primeira hora, que se segue ao incidente e oferece maiores chances de sobrevivência e diminuição de riscos de sequelas.

Os ofícios assinados pelo vice-presidente Fabricio Ceolin e o presidente Júnior Fardin, salientam ao Executivo e ao Legislativo, que tudo que possa somar na melhora da qualidade de atendimento e prestação de serviços em Saúde à população, sempre terá total apoio dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho.