Fotos e Vídeo: Divulgação/CBVAT
Os Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre, em conjunto com a corporação de Sobradinho, atuaram no combate a incêndio florestal no último sábado (11), no Bairro Baixada, em Sobradinho. O fogo começou por volta das 11h30 e se alastrou rapidamente devido a vegetação seca e o calor. Conforme o presidente dos Bombeiros de Arroio do Tigre, Valdir Pappis, o incêndio começou após um morador das proximidades soltar um rojão no local.
Foram necessários 15 mil litros de água para conter as chamas, além do trabalho intensivo dos voluntários que permaneceram na ocorrência até às 17h, pois as chamas eram intermitentes e enquanto eram extintas em uma parte da mata, começava em outra. O fogo também atingiu uma lavoura de trigo já colhida e a palha ajudou no alastramento das chamas. A fumaça, às margens da RSC-481, também interferiu no trânsito.
Os Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre e Sobradinho alertam que promover queimadas é considerado crime ambiental. Além disso, pedem que haja maior responsabilidade de quem for mexer com o fogo. Atualmente, a corporação conta com apenas uma unidade de combate a incêndios, tendo em vista que a nova viatura está passando por uma revisão programada, em Erechim. O equipamento deve estar de volta à operação na próxima semana.