Fotos: Divulgação/CBVS
Os incêndios florestais estão sendo registrados quase que diariamente pelos Bombeiros Voluntários de Sobradinho. A Corporação alerta que devido à seca, o fogo se alastra muito rápido e de forma muito agressiva. A entidade vem a cada dia controlando e apagando incêndios em montes de lixo, vegetação e na mata, pois moradores estão fazendo limpeza de terrenos e lavouras, mas, por muitas vezes, perdem o controle do fogo, provocando prejuízos ambientais e colocando em risco as moradias dos vizinhos.
Na tarde desta sexta-feira (07), os Bombeiros de Sobradinho foram acionados para combater um incêndio de uma mata, nas proximidades do almoxarifado da prefeitura. Ali, foi constatado que o fogo de uma churrasqueira improvisada, teria sido o causador do sinistro. Os Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre prestaram apoio nesta ocorrência, pois, outra equipe de Sobradinho estava indo para Ibarama, onde em Linha Azevedo um incêndio em vegetação de grandes proporções estava ocorrendo. Lá, as chamas teriam iniciado após um eucalipto ter caído sobre a rede elétrica e se espalharam. Segundo o comandante operacional Rudinei de Lima, a área atingida chegou se espalhar até as localidades de Linha Quatro e parte de Arroio Grande. Os Bombeiros de Arroio do Tigre também se deslocaram para auxiliar neste atendimento. Houve também o apoio de um trator da prefeitura de Ibarama, que abastecia as viaturas com água.
Rudinei revela que foram utilizados, pelo menos, 30 mil litros de água para extinguir o fogo, além de técnicas de fogo contra fogo, e uso de abafadores. O atendimento em Ibarama, se estendeu até às 3 da madrugada deste sábado (08). Já na manhã deste sábado, os bombeiros retornaram para combater um foco de incêndio atrás do almoxarifado da prefeitura de Sobradinho. Os bombeiros apelam para que a comunidade pare de fazer queimadas, lembrando que a pratica também é crime ambiental previsto em lei.