Pesquisar
Close this search box.

Boate Kiss: prédio será demolido para construção de memorial

Como ato simbólico do início da obra, o letreiro que identificava o prédio como 'Boate Kiss' foi retirado, e a porta aberta.
Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Um novo passo pela construção de memória às 242 vítimas da tragédia de Santa Maria foi dado nesta quarta-feira (10), com o início da obra do Memorial da Kiss, na Rua dos Andradas. Após 11 anos, o exato local onde aconteceu o incêndio, no dia 27 de janeiro de 2013, não será como antes. Em seu lugar, um espaço cultural e educativo. A cerimônia começou às 9h, e contou com homenagens e relato de pessoas envolvidas no processo de conquista do memorial e busca por justiça ao longo dos últimos anos. 

Como ato simbólico do início da obra, o letreiro que identificava o prédio como ‘Boate Kiss’ foi retirado, e a porta aberta. Sobreviventes, familiares e integrantes da comunidade participarem do ato marcado por emoção. O momento contou ainda com a soltura de balões em homenagens às 242 vítimas e um abraço coletivo.  A obra deve demorar 8 meses. O Memorial será construído na Rua dos Andradas, onde ficam as ruínas da boate Kiss. O projeto de 383,65 metros quadrados será feito em um único pavimento, para facilitar a acessibilidade e a manutenção. 

O custo será de R$ 4,8 milhões oriundos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que destinará ao Memorial os valores provenientes de multas e acordos judiciais por danos causados à coletividade. Além disso, a prefeitura de Santa Maria dará uma contrapartida de R$ 800 mil. 

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade