Foto: Divulgação
Uma comitiva composta pelo Bispo de Cachoeira do Sul, Dom Edson Batista de Melo, e outros 22 religiosos do Rio Grande do Sul visita o Vaticano nesta semana e tem encontro com o Papa Francisco previsto para a manhã desta quinta-feira (05). O grupo conta com representação de quatro arquidioceses e 14 dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo quatro arcebispos, 15 bispos ativos, três bispos eméritos e o padre Silvio Jorge Mazzarolo, administrador diocesano de Cruz Alta.
Eles partiram para Roma ainda no sábado (30) e, nesta segunda-feira (02) iniciaram a agenda da chamada Visita ad limina Apostolorum, que inclui reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões. O primeiro ato da programação foi uma missa celebrada pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, presidente do Regional 3; juntamente do vice-presidente, dom Rodolfo Luís Webber, da Arquidiocese de Passo Fundo; e do secretário da diretoria, dom Adilson Pedro Busin, que atua na Arquidiocese de Porto Alegre. A cerimônia ocorreu no altar do túmulo de São Pedro, na Basílica de São Pedro.
Outras três celebrações ocorrem ao longo da semana nas basílicas papais de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros. Nesta quarta-feira (04), o episcopado gaúcho estará na Secretaria de Estado do Vaticano. A audiência com o Papa Francisco, que ocorre na manhã de quinta-feira, tem como objetivo a apresentação de relatórios referentes a cada diocese ou arquidiocese representada. Este rito está previsto para ocorrer a cada cinco anos, conforme o Código de Direito Canônico, com exceção para o recente adiamento. A última visita realizada pelo episcopado do Regional Sul 3, se deu há 13 anos, de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2009.