Baixo nível d’água da Barragem do Passo Real gera impactos na distribuição dos royalties

Segundo os técnicos da CEEE, a previsão é de que ocorra o aumento do nível d’água a partir do inverno

maio 26, 2021

O deputado estadual Clair Kuhn (MDB), esteve reunido na sede administrativa da CEEE, em Salto do Jacuí, com prefeitos e vereadores da região do Alto Jacuí e diretores da CEEE, companhia responsável pela Usina Hidrelétrica Maia Filho. Na pauta, a preocupação com o baixo nível da Barragem do Passo Real, que traz impactos na distribuição dos royalties aos municípios que margeiam o lago e também na área turística. Há cerca de duas semanas, o deputado havia se reunido com os diretores do Grupo CEEE Lúcio do Prado Nunes (Administrativo) e Carlos Augusto Tavares de Almeida (Geração).

Na ocasião, o parlamentar havia encaminhado as reivindicações dos prefeitos que buscavam respostas sobre estas questões. Por isso, foi proposta uma reunião regionalizada para esclarecer estes pontos, destacou o presidente da Frente Parlamentar para a Retomada da Economia no Rio Grande do Sul. Os diretores da CEEE explicaram que o baixo nível d’água do lago é causado pela escassez de chuva na região e também pelo déficit hídrico dos principais reservatórios do país, o que faz com que o Operador Nacional do Sistema (ONS) determine que a Usina de Salto do Jacuí opere em alta capacidade para suprir essa demanda por energia.

A situação afeta diretamente a distribuição dos royalties, já que ela ocorre de forma proporcional ao nível da água no reservatório, regida por legislação federal, sem possibilidade de mudança a curto prazo.

Clair Kuhn ressaltou que vai buscar junto aos órgãos competentes uma forma mais estável de distribuição dos royalties, melhorando a legislação para que haja um melhor equacionamento entre geração de energia e armazenamento de água. Segundo os técnicos da CEEE, a previsão é de que ocorra o aumento do nível d’água a partir do inverno, com a normalização dos índices pluviométricos, após dois anos de chuva abaixo da média.