Azeite de Oliva produzido em Ibarama já está no mercado

O pomar foi implantado há pouco mais de cinco anos e a primeira colheita foi em março deste ano

jul 28, 2022

Fotos: Divulgação

O Rio Grande do Sul se tornou o estado líder em produção de azeite de oliva no país, com 75% da produção nacional. E o município de Ibarama passou a integrar este cenário, com a entrada no mercado do azeite Salute, produzido no Cerro das Oliveiras, em Linha Cascata. O pomar foi implantado há pouco mais de cinco anos e a primeira colheita foi em março. O proprietário da empresa, João Kischener, falou sobre o lançamento do produto e destacou que desde o princípio seu objetivo foi produzir um azeite de qualidade, com baixíssimo grau de acidez. Explicou que isso é possível com o uso de frutos mais verdes, que rendem menor quantidade de óleo, porém com mais qualidade e sabor.

Em entrevista ao programa Enfoque desta quinta-feira (28), ele esclareceu que as marcas mais comuns do mercado – a maioria importada – processa frutos muito mais maduros que rendem mais óleo na hora da extração, mas com menor valor nutricional. Kischener – que é médico -, explicou que o azeite de oliva contribui muito para a saúde. Entre outros benefícios, ele retarda o envelhecimento das células do cérebro, e desta forma ajuda a prevenir o mal de Alzheimer, desde que utilizado diariamente. Também ajuda a reduzir dores nas articulações.

Os próximos planos são a montagem de um lagar próprio para a extração do azeite, com a possibilidade de compra da oliva de outros produtores da região que tiverem interesse em se tornar fornecedores do fruto. O azeite Salute pode ser encontrado nos supermercados da região, casas de produtos naturais ou pelo telefone/Whats (51) 9-9513-4766.