Aviões da FAB sobrevoam a região enquanto cumprem missão de reabastecimento em voo

Voando relativamente baixo, aeronaves chamaram a atenção da população da região

abr 6, 2022

Foto: Iara Krisna Puntel

O sobrevoo de aviões na região Centro Serra, nos últimos dias, tem chamado a atenção da população. Trata-se de treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB). As manobras incluem o reabastecimento em voo, em que o combustível é transferido de um avião cargueiro, o KC-130M Hércules, para aeronaves de caça, em pleno voo, por meio de uma espécie de mangueira.

Pelas informações do site Flight Radar, as aeronaves decolaram da Base Aérea de Canoas. O reabastecimento em voo aumenta a autonomia dos aviões para as suas missões. Além de caças, também alguns modelos de helicóptero podem ser reabastecidos sem a necessidade de pousar.

Hoje, os únicos aviões-tanque em serviço na Força Aérea são um par de KC-130M Hércules, matrículas 2461 e 2462, em serviço com o Esquadrão Gordo. Estas aeronaves em breve serão complementadas e em seguida substituídas pelo KC-390 Millennium da Embraer, que logo estarão realizando as missões de REVO com os caças F-5M, A-1M, F-39, helicópteros H-36 Caracal e o avião de busca e resgate SC-105 Amazonas-SAR.