Foto: Divulgação
Na última sexta- feira (1º), às 9h, no auditório da Caciss, em Sobradinho, estiveram reunidos os interlocutores municipais, Conselhos Municipais do Turismo e diretoria da Associação de Turismo da Região Centro-Serra. O encontro foi presidindo pela Presidente Tatiana Lisboa. Na ocasião, ela foi elogiada pelo trabalho que desenvolveu afrente da Associação de Turismo. Tatiana destacou que sempre apoiou e que vai continuar apoiando ações voltadas ao turismo na região, além de ficar entusiasmada por ver que os municípios da região estão se empenhado a desenvolver o turismo, sendo uma conquista de anos que ela vem buscando, juntamente com associação.
O destaque foi para a escolha da nova diretoria da Associação de Turismo para os próximos dois anos, como prevê o estatuto da ATURCSERRA. Assume como presidente: Cristiane Sabin, de Cerro Branco; vice: Sinéia Donisete Bellini Rech, de Passa Sete; tesoureiras: Flaiane San Martin, de Novo Cabrais, e Magda Nogueira, de Estrela Velha; secretários: Roberto Nunes e Ingrid Hermes, de Sobradinho.
Na oportunidade, foram tratados sobre o Programa de Regionalização do Turismo, o programa que integra todas as ações do Mtur com estados, regiões e municípios do país, apoiando a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo. Também foram tratados sobre o que compete a cada município para adesão ao programa. Já referente à Consulta Popular foram apresentadas as propostas voltadas ao turismo já cadastradas, entre elas destaque para as placas de sinalização turísticas e o “ecoturismo – trilhas: desenvolver o mapeamento e abertura de trilha ecológica na região Centro Serra”, no qual estão cadastrados no Colab, bem como, busca-se apoio da comunidade e das administrações municipais para os projetos, que tem como propósito atender a demanda da região para desenvolver o turismo natural, rural e ecológico.
Foi destacada ainda a elaboração de vídeos municipais e regional para o turismo. A promoção desses vídeos tem como propósito destacar as potencialidades de cada município e valorizar o que a região tem de melhor. A criação dos vídeos deve ser pelo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí com intermédio da empresa credenciada ELO Consultoria, já possuindo um cronograma para filmagens nos municípios, o qual começará em breve. Também na ocasião foram apresentados os projetos voltados ao turismo em Passa Sete e o roteiro Caminhos da Natureza, do município de Novo Cabrais.