Associados de Tunas participam de curso sobre boas práticas na aplicação de defensivos

A iniciativa, que tem foco inicial em aplicações do herbicida 2,4D, atualmente abrange públicos das mais diversas culturas e oferta informações sobre boas práticas no emprego de todos os tipos de agroquímicos.

jul 4, 2022

Foto: Cotriel

Associados da Cotriel – unidade de Tunas – participaram de um treinamento de boas práticas de aplicação de defensivos agrícolas. A atividade foi coordenada pelo professor e engenheiro agrônomo da empresa Corteva, Rui Pinto Junior, de Cruz Alta. O treinamento, que teve a duração de 16 horas, sendo 8 de aula teórica e 8 de prática, é um dos requisitos da normativa para que o produtor possa comprar, retirar e aplicar herbicidas hormonais.

A iniciativa, que tem foco inicial em aplicações do herbicida 2,4D, atualmente abrange públicos das mais diversas culturas e oferta informações sobre boas práticas no emprego de todos os tipos de agroquímicos. Um dos problemas identificados entre o público alvo da iniciativa reside na dificuldade de escolha do bico correto demandado para o tipo de defensivo a ser pulverizado.

A Instrução Normativa nº 42 da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que regulamenta no Rio Grande do Sul o uso de herbicidas hormonais, entraria em vigor no dia 1º de junho, mas foi prorrogada para 31 de agosto de 2022, intitulando-se então Instrução Normativa n° 07/2022. A empresa Corteva, apoia a realização de cursos sobre boas práticas nas aplicações de 2,4-D que atendem à Instrução no RS. A expectativa é que as capacitações abranjam cerca de 2 mil produtores em todo o estado.