Foto: Arquivo
A Secretaria da Saúde de Arroio do Tigre, vai adotar uma série de medidas a partir da próxima semana para coibir atitudes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que marcam consultas ou agendam viagens a outras cidades e não comparecem. Conforme Diana Rauber Mergen, secretária da Saúde, essas faltas acontecem com muita frequência e acabam tirando o lugar de pessoas que realmente necessitam de atendimento especializado em grandes centros de saúde.
Nesta semana, conforme ela, o município precisou locar uma van com capacidade para 14 pessoas, devido a demanda. No entanto, apenas seis compareceram. Ela destacou que em caso de desistência é necessário comunicar à Secretaria, oportunizando a outros pacientes a vaga. Diana citou que há casos especiais de idosos, pacientes com câncer e muitas vezes debilitados que são prejudicados com essa situação. A secretária ainda relatou que uma pessoa deixou de comparecer a uma cirurgia na área de traumatologia sem avisar de sua desistência. Isso, conforme ela, traz prejuízos para o município e que as equipes são cobradas por superiores da área da saúde.
Por esses motivos, conforme a gestora, a confirmação de viagem só será fornecida após às 15h, por telefone ou de forma presencial. Também vai haver mudança no agendamento de casos eletivos, ou seja, aqueles sem gravidade. A partir de agora, essas consultas e viagens devem ser agendadas com, no mínimo, uma semana de antecedência. Já os pacientes que agendarem viagens e não comparecerem sem justificativa, prejudicando os demais pacientes, serão responsabilizados. Segundo Diana, providências cabíveis com o acontecimento desta semana já estão sendo tomadas.