O projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola” começou nesta sexta-feira (05), em Arroio do Tigre. Serão 12 atividades na cidade. O evento ocorreu nesta manhã na Escola de Ensino Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio. Logo mais às 13h30min, o evento ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Kipper. O trabalho é dedicado aos alunos da educação infantil, primeiro e segundo anos, com apresentação da professora, escritora e especialista em educação infantil Márcia Funke Dieter, baseadas no livro Uni, de sua autoria.
A história contada por Márcia narra o amor, o carinho e a amizade entre a menina Sophia, com cabelo arco-íris, e o cavalinho Uni, com um chifre na cabeça, simbolizando o quanto seres diferentes devem ser respeitados desde a mais tenra idade. Ao final da apresentação as crianças são presenteadas com exemplares do livro Uni. O projeto seguirá em Arroio do Tigre na EMEF Jovino Ferreira Fiuza, na segunda-feira, dia 8 de julho, às 8h30min, e na EMEF Jacob Rech Segundo, às 13h30min e 15h30min. Na terça-feira, dia 9 de julho, as apresentações serão na EMEF Jacob Dickel, às 8h30min, e na EMEF Balduino Thomaz Brixner, às 13h30min.
À noite, às 18h, na Câmara de Vereadores, a escritora Márcia fará uma palestra para professores da Educação Infantil Pré A e Pré B, 1° anos e 2° anos falando sobre a importância de tratar sobre a temática do bullying e a utilização da literatura infantil para ampliar o aprendizado sobre o assunto. No último dia, 10 de julho, o projeto chega à EMEF Waldemar Schanne, às 8h30min, e EMEF Ervino Alberto Guilherme Konrad, às 13h30min e 15h30min. O projeto Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola foi aprovado através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, conta com a produção da Lisboa & Rocha Consultoria e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal.