Arroio do Tigre promove lançamento de livro como celebração de 60 anos de emancipação

A obra, voltada ao público infanto-juvenil, abrange os aspectos históricos, culturais, geográficos, econômicos, educacionais e a vida na cidade

dez 9, 2023

Foto: Divulgação

O Clube 25 de Julho foi palco do evento de lançamento do livro “Bem-vindo a Arroio do Tigre”, com a presença do Prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, vice-prefeito Vanderlei Hermes, secretário da Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, entre outras autoridades. O projeto do livro surge como uma celebração dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Arroio do Tigre.

A obra, voltada ao público infanto-juvenil, abrange os aspectos históricos, culturais, geográficos, econômicos, educacionais e a vida na cidade, proporcionando uma visão abrangente e enriquecedora da cultura local.  Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância de preservar a história de Arroio do Tigre, oferecendo às futuras gerações uma compreensão mais profunda das raízes e valores que moldaram a comunidade. Ravanello destacou a relevância do livro não apenas como uma fonte de conhecimento, mas como uma ferramenta educativa para as crianças e jovens.

Premiação da terceira edição do Concurso Literário e Cultural/Foto: Divulgação

Já o secretário Fabrício ressaltou a importância de projetos como este para a formação cultural das novas gerações, oferecendo uma perspectiva enriquecedora sobre as raízes e desenvolvimento da comunidade. Ele salientou como esta obra pode se tornar uma valiosa ferramenta pedagógica nas escolas locais, enriquecendo o conhecimento dos estudantes sobre a localidade em que vivem.

Após o lançamento do livro, ocorreu a premiação da terceira edição do Concurso Literário e Cultural “Arroio do Tigre em palavras e cores”. O tema escolhido para este ano em que o município completa 60 anos de emancipação político-administrativa, foi “Família, Escola e Comunidade – protagonistas dessa história”. O concurso esteve voltado para alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, escola privada e para profissionais que atuam nas escolas do município.

De acordo com o secretário Fabrício, ver o talento e a criatividade dos estudantes florescerem em expressões literárias e artísticas é verdadeiramente inspirador. Ele ainda destacou que a Secretaria de Educação e Cultura está comprometida em continuar incentivando iniciativas que promovam a literatura, a arte e a expressão criativa.