Arroio do Tigre passa a integrar Sistema Integrado de Segurança

A parceria possibilita diversos serviços como videomonitoramento, cercamento eletrônico e consultas integradas

jul 29, 2023

Foto: Divulgação

O município de Arroio do Tigre, está integrando o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios do Rio Grande do Sul. Criado em 2017 pela Secretaria da Segurança Pública, o programa passou a atender 368 cidades, garantindo a cobertura de 74% do território gaúcho. Através do SIM, os municípios passam a atuar ao lado do Estado compartilhando dados, tecnologia, informações de inteligência e operações conjuntas, sempre buscando o fortalecimento da segurança da população gaúcha.

Neste primeiro semestre, foram registradas 15 novas adesões e outras 273 renovações ao programa. Passaram a integrar a rede SIM, as cidades de Arroio do Tigre, Sertão Santana, São Paulo das Missões, São Valentim, Ilópolis, Benjamin Constant do Sul, Pirapó, Nova Araçá, Itaqui, Giruá e Vitória das Missões. O sistema foi elaborado a partir da necessidade de unir esforços para o enfrentamento da violência no Estado.

Em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, os municípios aderem ao SIM, por meio de um termo de cooperação, sem custos, e passam a integrar o sistema estadual de segurança aumentando o compartilhamento de dados e consequentemente o combate à criminalidade. A parceria possibilita diversos serviços como videomonitoramento, cercamento eletrônico, consultas integradas, serviço prisional, treinamento de guardas municipais e de bombeiros civis, destaca o coordenador do Comitê Especial do SIM/RS, tenente-coronel Rogério Luís Martini. De acordo com o oficial, há um diálogo com cada município, e é melhorado a segurança pública com ações preventivas e repressivas, ressalta.