O município de Arroio do Tigre conta com um programa pioneiro e inovador na área de saúde mental na região Centro Serra. A AMENT (Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental) visa a ampliação e a articulação da oferta de atenção integral as pessoas com transtornos mentais moderados, em caráter multiprofissional, atendendo às necessidades no nível especializado em Saúde Mental.
A Secretaria da Saúde teve a proposta aprovada pelo Ministério da Saúde, de uma nova equipe que visa contribuir na demanda de saúde mental do município, auxiliando a Atenção Primária a Saúde, no manejo de casos moderados de adoecimento mental. A equipe aprovada, foi a equipe Tipo I – composta por assistente social 30h, psicólogo 30h e médico com especialização em psiquiatria 10h. A equipe já está composta e está em fase de ambientação e estruturação de fluxos para posterior atendimento e matriciamento.
O município de Arroio do Tigre é o único na região a contar com a equipe AMENT, o que marca uma nova etapa da atenção primária do munícipio, aumentando e qualificando o atendimento especializado, e consequentemente diminuindo o deslocamento de pacientes para Porto Alegre para centros especializados em Saúde mental. Lançado na última quinta-feira, 25, o projeto AMENT – Saúde Mental em Ação, é um novo serviço implantado pela Prefeitura de Arroio do Tigre para os pacientes do município.
O ato contou com a presença do prefeito Marciano Ravanello; da secretária da Saúde, Diana Mergen e dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que estarão atuando no programa. Na ocasião, foram apresentados os detalhes de protocolos e procedimentos para os atendimentos. A secretária da Saúde Diana Mergen enfatiza o quanto a estruturação da AMENT contribui para as ações que já são realizadas a nível de saúde mental pela equipe da saúde.
Já o prefeito Marciano Ravanello reforça que a administração municipal está ampliando o acesso à assistência em saúde mental para pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais como: transtornos de humor, dependência química e transtornos de ansiedade, através da assistência multiprofissional encaminhados pela Atenção Básica.