Foto: Divulgação
O município de Arroio do Tigre confirmou o terceiro caso de dengue neste ano. O primeiro foi constatado ainda na semana passada, em uma paciente que esteve visitando outra região do Estado. Em entrevista ao Programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho, nessa terça-feira (19), a secretária da Saúde Diana Paula Rauber Mergen, destacou que se trata de um caso importado. Já os verificados nesta semana, tratam-se de dois casos autóctones, ou seja, os pacientes foram infectados no município.
Todos os casos confirmados são de pessoas que residem na área central do município. Uma das pacientes está internada no Hospital Santa Rosa de Lima, mas sem gravidade dos sintomas. Ainda segundo a secretária, todos os pacientes confirmados apresentaram pelo menos um dos sintomas típicos da doença, como febre, mal estar geral, dor muscular intensa e dor ao movimentar os olhos. Não há casos suspeitos aguardando resultado de laboratório.
A partir desta confirmação, equipes da Vigilância Sanitária vão até a residência e fazem a pulverização com inseticidas, a fim de eliminar focos do mosquito transmissor da doença. Conforme Diana, é necessário que a população de arroio-tigrense intensifique os cuidados a fim de evitar a proliferação do mosquito. Ela destacou que o mês de abril deve ser considerado como momento de pico da doença, além dos prognósticos meteorológicos apontarem um período chuvoso, o que pode beneficiar a proliferação do Aedes aegypti.
O município também fará um mutirão com agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, no dia 04 de abril, a fim de auxiliar no controle do vetor da doença. As ações estarão concentradas nos cemitérios da cidade. Os profissionais vão inutilizar objetos que possam acumular água e aplicar inseticidas em locais específicos. Além disso, orientações serão repassadas junto ao comércio de Arroio do Tigre.