Arroio do Tigre adere ao Programa Estadual Farmácia Cuidar +

Aporte financeiro será destinado à melhorias na farmácia municipal, qualificação na dispensação e ofertará cuidado farmacêutico

out 1, 2021

Foto: Divulgação

Através da adesão ao Programa do Governo do Estado, a Secretaria Municipal da Saúde de Arroio do Tigre receberá recurso financeiro para ser aplicado na Farmácia Municipal. Com isso, o aporte financeiro será destinado à melhorias na farmácia municipal, qualificação na dispensação e ofertará cuidado farmacêutico. Ainda proporcionará consultas farmacêuticas às pessoas com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que estão cadastrados no sistema de administração de medicamentos (AME).

O valor financeiro repassado será de acordo com o porte do município. Para classificar o porte foi avaliado os atendimentos na farmácia municipal em relação aos medicamentos especiais e especializados, sendo assim o município foi classificado em Porte III: entre 1.001 e 2.000 pessoas atendidas ao mês, e receberá o valor de R$ 55 mil. Somente no decorrer deste ano já foram atendidos na Farmácia Municipal em torno de 32 mil usuários.

Conforme a Secretária da Saúde, Diana Rauber Mergen, poder contar com uma equipe dedicada e resolutiva faz toda a diferença na área da Saúde, e hoje essa classificação de nível III da farmácia se deve ao histórico de trabalho que a equipe sempre desenvolveu e ao trabalho da gestão que está sempre buscando inserções em projetos que viabilizam e proporcionam a melhora da qualidade na oferta de medicamentos. A equipe da Farmácia Municipal atualmente conta com a farmacêutica Nadiani Mossmann Mainardi Rech, atendentes de farmácia Mirtes Janete Seibert e Fabiane Cristina Concato Schubert e estagiária Diovana Jocassia Lipke.

Os recursos financeiros destinados ao financiamento do Programa Farmácia Cuidar+ serão transferidos aos municípios pela Secretaria de Estado da Saúde, na modalidade fundo a fundo, os quais deverão ser utilizados exclusivamente no âmbito deste Programa. Para o prefeito Marciano Ravanello, a adesão ao programa Farmácia Cuidar + vem ao encontro com todas as ações que são realizadas na saúde pública municipal, que é a de priorizar a qualidade nos serviços prestados. “Nossos pacientes são muito bem acolhidos em todas as unidades de saúde do município, estamos sempre buscando alternativas para melhorar ainda mais os serviços prestados. É fundamental que o estado forneça subsídios financeiros para que possamos incrementar a atenção primária que é onde os usuários procuram o atendimento inicial e permanecem em acompanhamento”, reforçou o prefeito.