Foto: Professora Marisa Cunha
Os alunos do curso Aprendiz do Campo, Aprendizes da Cooperativa Cotriel, unidade de Salto do Jacuí, participaram de uma viagem de estudos até a propriedade rural de um casal de jovens empreendedores, no Distrito do Rincão do Ivaí, no interior do município. A iniciativa foi da professora Marisa Cunha, integrante da cooperativa COEDUCRS, responsável por ministrar a disciplina de Empreendedorismo no curso. De acordo com a professora, uma viagem de estudos é uma excelente oportunidade de aprendizado por meio da inserção in loco.
Os jovens aprendizes foram até a propriedade rural com o objetivo de conhecer uma ação empreendedora, protagonizada por July Santos Lamaison de 25 anos, e seu esposo Rafael da Costa, de 26 anos. O casal se dedica a plantação de morangos e tomates em estufas. São proprietários da marca “Rei do Morango”, entretanto também se dedicam no cultivo de outras culturas, entre elas o fumo de estufa.
Na propriedade, o casal empreendedor recebeu os Aprendizes repassando informações sobre o cultivo dos morangos, os cuidados que se deve ter, manejo do cultivo, comercialização, dificuldades encontradas, mas, sobretudo falando de seus projetos futuros e sonhos. Também explanaram aos aprendizes a importância de estar no campo realizando atividades inovadoras e agregando valor e diversificando a produção agrícola da propriedade.
Acompanharam a visita dos Aprendizes do Campo, o gerente da Unidade da Cotriel de Salto do Jacuí, Claudio Ferreira e o Técnico em Agropecuária, Fernando Bullé. O gerente da unidade de Salto do Jacuí, ressaltou aos aprendizes que a Cooperativa Cotriel tem a preocupação com o futuro da atividade agrícola, por isso realiza ações com o intuito de fixar o jovem no campo, visando a sucessão familiar nas propriedades rurais.