Foto: Divulgação
A 2ª Trilha Ecológica de Passa Sete contou com a participação de 126 pessoas, no último sábado (02). Os caminhantes percorrem 12 quilômetros de estradas e trilhas em meio a mata nas localidades de Serra Velha e Lajeado Sobradinho com destino a um dos mais belos cartões postais da região, o conjunto de quedas d’água Três Caldeiras. No local foi servido um lanche ao som do músico local Rivail Silva. Guias, profissionais da saúde, bombeiros voluntários e carro de apoio acompanharam os caminhantes que eram oriundos de vários municípios da região Centro Serra e cidades vizinhas, como Vale do Sol, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Outras cinco caminhadas estão previstas neste ano em Passa Sete dentro do projeto Sete Trilhas. O objetivo é desenvolver o turismo rural e de aventura. Além das trilhas, a programação do ano ainda terá encontro de veículos 4×4, de ciclistas, cavalgada e caminhada noturna com visita ao túmulo da Nega Noite. O turismo na zona rural cresce em todo o estado. Vários municípios estão despertando para este potencial.
Em Vale do Sol, nesta segunda-feira (4), ocorre o encontro de sensibilização para apresentação do Programa de Turismo Rural. A atividade está sendo realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, em parceria com a Prefeitura do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Sindicato Rural e Conselho Municipal de Turismo de Vale do Sol. Este programa tem como objetivo identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e aumento da renda da propriedade rural.
O curso gratuito terá carga horária de 220 horas e será ministrado pelo Senar. O público-alvo são produtores rurais e trabalhadores que desejam utilizar a propriedade rural para desenvolver atrações turísticas.