Após segunda trilha ecológica, Passa Sete prepara ampla programação de turismo rural

Outras cinco caminhadas estão previstas neste ano em Passa Sete dentro do projeto Sete Trilhas.

abr 4, 2022

Foto: Divulgação

A 2ª Trilha Ecológica de Passa Sete contou com a participação de 126 pessoas, no último sábado (02). Os caminhantes percorrem 12 quilômetros de estradas e trilhas em meio a mata nas localidades de Serra Velha e Lajeado Sobradinho com destino a um dos mais belos cartões postais da região, o conjunto de quedas d’água Três Caldeiras. No local foi servido um lanche ao som do músico local Rivail Silva. Guias, profissionais da saúde, bombeiros voluntários e carro de apoio acompanharam os caminhantes que eram oriundos de vários municípios da região Centro Serra e cidades vizinhas, como Vale do Sol, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Outras cinco caminhadas estão previstas neste ano em Passa Sete dentro do projeto Sete Trilhas. O objetivo é desenvolver o turismo rural e de aventura. Além das trilhas, a programação do ano ainda terá encontro de veículos 4×4, de ciclistas, cavalgada e caminhada noturna com visita ao túmulo da Nega Noite. O turismo na zona rural cresce em todo o estado. Vários municípios estão despertando para este potencial.

Em Vale do Sol, nesta segunda-feira (4), ocorre o encontro de sensibilização para apresentação do Programa de Turismo Rural. A atividade está sendo realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, em parceria com a Prefeitura do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Sindicato Rural e Conselho Municipal de Turismo de Vale do Sol. Este programa tem como objetivo identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e aumento da renda da propriedade rural.

O curso gratuito terá carga horária de 220 horas e será ministrado pelo Senar.  O público-alvo são produtores rurais e trabalhadores que desejam utilizar a propriedade rural para desenvolver atrações turísticas.