Após dois anos, Linha Carijinho retoma sua tradicional Festa de São João com passagem nas brasas

A expectativa é que por volta das 21 horas, ocorra a passagem nas brasas, onde geralmente mais de 10 passadores enfrentam o lençol de brasas com os pés descalços.

jun 23, 2022

Foto: Isabel Selli/Casa da Cultura de Sobradinho

Após dois anos sem promover sua tradicional festa com passagem nas brasas, devido a pandemia do Coronavírus, a comunidade Nossa Senhora de Fátima de Linha Carijinho retomou nesta quinta-feira (23) o evento com muita motivação, sendo essa também, a maior festa do festival da gastronomia de Sobradinho. A tradição, quase centenária da passagem nas brasas, iniciou através de uma aposta entre Carlos José Ceolin e Luiz Roso – o Neni. Eles apostaram um cavalo, caso Ceolin fizesse uma fogueira e passasse nas brasas com os pés descalços na véspera do dia de São João. A fogueira foi feita, a passagem aconteceu, porém Carlos José Ceolin – que ganhou a aposta de Neni Roso, não quis ficar com o cavalo. Com o passar dos anos, a tradição seguiu entre os filhos, netos e bisnetos de Ceolin e outras famílias tradicionais de Linha Carijinho que mantiveram a passagem nas brasas, dando origem, assim, a maior Festa de São João da Região Central do Estado, atraindo para as instalações da comunidade de Linha Carijinho um grande público, que além de assistir a passagem nas brasas, sempre conferiam grandes atrações musicais, e apreciam a boa copa e cozinha típica junina.

De acordo com o presidente da comunidade Leandro Ceolin, apesar das últimas chuvas tudo foi preparado para receber os visitantes, destacando que a prefeitura efetuou um serviço de britagem, recuperação e alargamento da estrada e abriu também novos estacionamentos. Leandro lembra ainda que a infraestrutura coberta da comunidade sempre comporta um grande público, e destaca ainda a importância cultural do evento, pois reúne pessoas das mais variadas regiões do Estado. Quanto ao trânsito, a comunidade orienta que os motoristas utilizem o trajeto normal entre Sobradinho até a localidade. A passagem pela chamada Ponte do Zanela por Arroio Bonito está impedida, devido a cheia do Arroio Carijinho. Quanto a programação, pela manhã houve missa sertaneja. Durante à tarde ocorre o baile com grupos regionais da Terceira Idade com animação do Quarteto Musical. Às 19 horas, tem apresentação do Grupo Triativa e dos irmãos Natan e Naiane, seguido do acendimento da fogueira.

A expectativa é que por volta das 21 horas, ocorra a passagem nas brasas, onde geralmente mais de 10 passadores enfrentam o lençol de brasas com os pés descalços. Na sequência, ocorre baile show com a Banda Nave Som que encerra a festa. A expectativa dos organizadores, é de receber cerca de 3 a 5 mil pessoas durante a festa. Às Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM são parceiras do evento, e estão acompanhando a Festa de São João de Linha Carijinho com boletins em sua programação.