Pesquisar
Close this search box.

Apoiadores da Brigada Militar organizam protesto em defesa da manutenção da Companhia do Centro Serra

Um grupo de apoiadores da Brigada Militar, composto por lideranças comunitárias, políticas e de entidades, está organizando um protesto em defesa da manutenção da Companhia do Centro Serra.

Foto: Henrique Lindner

Um grupo de apoiadores da Brigada Militar, composto por lideranças comunitárias, políticas e de entidades, está organizando um protesto em defesa da manutenção da Companhia do Centro Serra. Uma reunião, na última sexta-feira, definiu medidas a serem adotadas, e o planejamento de um manifesto contra a decisão imposta pelo comando geral da instituição de rebaixar a Companhia para o status Pelotão. Devido a previsão de chuva para quinta-feira, ficou acertado agora que o protesto será na sexta-feira (22), onde às 10h haverá concentração para passeata em frente à Igreja Matriz e encerramento em frente ao quartel da Brigada Militar em Sobradinho.

Em entrevista ao Programa Enfoque desta segunda-feira (18), o presidente do Clube Pró-Segurança Pública de Sobradinho (CONSEPRO), João Antônio Cides, destacou que o ato é necessário, pois não surtiram efeito, até o momento, os movimentos políticos e diplomáticos para reverter a situação. Já a presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho (CACISS), Tatiana Lisbôa, destacou que o comércio também participará do movimento. Ela convidou os empresários para que participem do ato, fechando seus estabelecimentos no horário e colocando uma faixa preta nas fachadas das lojas. Também participando da entrevista, a servidora pública Ana Paula Scheuermann disse que a mobilização precisa ser de todos os nove municípios atendidos pela 5ª Companhia, pois todas as esferas da sociedade são impactadas com a decisão.

No mesmo dia, às 15h, fechamento dos 9 trevos de acesso aos municípios do Centro Serra, com maquinários agrícolas (apoio dos sindicatos), prefeitura e comércio. O fechamento será por 30 minutos, só passando veículos de emergência. Flyers estão sendo disseminados pela internet convocando para o ato e mídia regional vai promover uma campanha publicitária. A intenção é mobilizar a comunidade, expressando, assim, o descontentamento ao Governo do Estado. O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, também solicitou uma reunião com o secretário Estadual da Segurança Pública, Sandro Caron e o vice-governador Gabriel de Souza, encontro que ocorreria amanhã, mas foi remarcado pelo governo para quinta-feira (22), na Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Mayerhofer disponibilizou transporte para as lideranças e representantes das entidades. O gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adolfo Brito, ressalta que esta será a terceira reunião para tratar do assunto, além de contatos já realizados em outras ocasiões com o Comando da Brigada Militar e o Governo do Estado. Também participa do encontro o presidente da Amcserra e prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, e demais lideranças da região e entidades representativas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade