Foto: Henrique Lindner
Um grupo de apoiadores da Brigada Militar, composto por lideranças comunitárias, políticas e de entidades, está organizando um protesto em defesa da manutenção da Companhia do Centro Serra. Uma reunião, na última sexta-feira, definiu medidas a serem adotadas, e o planejamento de um manifesto contra a decisão imposta pelo comando geral da instituição de rebaixar a Companhia para o status Pelotão. Devido a previsão de chuva para quinta-feira, ficou acertado agora que o protesto será na sexta-feira (22), onde às 10h haverá concentração para passeata em frente à Igreja Matriz e encerramento em frente ao quartel da Brigada Militar em Sobradinho.
Em entrevista ao Programa Enfoque desta segunda-feira (18), o presidente do Clube Pró-Segurança Pública de Sobradinho (CONSEPRO), João Antônio Cides, destacou que o ato é necessário, pois não surtiram efeito, até o momento, os movimentos políticos e diplomáticos para reverter a situação. Já a presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho (CACISS), Tatiana Lisbôa, destacou que o comércio também participará do movimento. Ela convidou os empresários para que participem do ato, fechando seus estabelecimentos no horário e colocando uma faixa preta nas fachadas das lojas. Também participando da entrevista, a servidora pública Ana Paula Scheuermann disse que a mobilização precisa ser de todos os nove municípios atendidos pela 5ª Companhia, pois todas as esferas da sociedade são impactadas com a decisão.
No mesmo dia, às 15h, fechamento dos 9 trevos de acesso aos municípios do Centro Serra, com maquinários agrícolas (apoio dos sindicatos), prefeitura e comércio. O fechamento será por 30 minutos, só passando veículos de emergência. Flyers estão sendo disseminados pela internet convocando para o ato e mídia regional vai promover uma campanha publicitária. A intenção é mobilizar a comunidade, expressando, assim, o descontentamento ao Governo do Estado. O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, também solicitou uma reunião com o secretário Estadual da Segurança Pública, Sandro Caron e o vice-governador Gabriel de Souza, encontro que ocorreria amanhã, mas foi remarcado pelo governo para quinta-feira (22), na Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Mayerhofer disponibilizou transporte para as lideranças e representantes das entidades. O gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adolfo Brito, ressalta que esta será a terceira reunião para tratar do assunto, além de contatos já realizados em outras ocasiões com o Comando da Brigada Militar e o Governo do Estado. Também participa do encontro o presidente da Amcserra e prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, e demais lideranças da região e entidades representativas.