Pesquisar
Close this search box.

Apesc completa 61 anos de atuação

Criada a partir de anseios da comunidade, a Apesc é hoje mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Escola Educar-se, do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e do Hospital Santa Cruz
DCIM100MEDIADJI_0033.JPG

Foto: Divulgação

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) completa 61 anos nesta sexta-feira, 17. Criada a partir de anseios da comunidade, a Apesc é hoje mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Escola Educar-se, do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e do Hospital Santa Cruz. Em 1962, um grupo de lideranças de Santa Cruz do Sul sonhava em criar espaços de educação superior no município. O motivo é que muitos jovens acabavam indo para outros lugares na busca por estudos. A ideia era que esses jovens ficassem em Santa Cruz e região, não abandonassem os empregos e pudessem ter qualificação.

Foi então, em 17 de março daquele ano, que foi criada a Apesc. O sonho era conseguir repetir o que havia ocorrido em Santa Maria onde, na década de 1970, uma universidade federal estava em fase de instalação. Dois anos depois, a Apesc teve seus primeiros esforços recompensados quando conseguiu autorização legal para a instalação da primeira faculdade, a de Ciências Contábeis. Em 1967, mais dois cursos: Letras e Pedagogia. O Direito chegou em 1968 e, ao longo dos anos, mais cursos foram surgindo na, até então, Faculdades Integradas de Santa Cruz (Fisc), situada na Rua Coronel Oscar Jost.

Em maio de 1982, a Assembleia Comunitária da Apesc aprovou uma comissão para acompanhar os trabalhos de construção dos primeiros blocos no novo campus situado no Bairro Universitário. No início de 1984 estavam concluídos os atuais blocos de números 1 a 4, com salas de aula, bem como o bloco 26, destinado a salas administrativas, secretaria e biblioteca. Em março de 1984, surgia a Escola de 1º e 2º graus Educar-se, a segunda mantida.

Já a terceira mantida foi criada em 1999: o Centro de Educação Profissional (Cepro), atualmente Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru). No ano de formação, já passou a oferecer Cursos Técnicos de Enfermagem em Venâncio Aires e na sede. Hoje oferece vários cursos de educação profissional em diversas áreas do conhecimento. Em 2003 a associação adquiriu a casa de saúde mais antiga do município: o Hospital Santa Cruz (HSC), a quarta mantida. Já a Unisc hoje tem cinco campi em Santa Cruz, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Sobradinho e Montenegro. São 60 cursos de graduação, nove programas de mestrado e doutorado e várias especializações nestes municípios.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade