Foto: Divulgação
Em sua 13ª edição, o Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar da região Centro Serra tem como tema “Alimentação, saúde e renda”. O Evento acontece na próxima quinta-feira, 05, a partir das 8h30, no Salão São Miguel, em Pitingal, alusivo ao Dia Mundial da Alimentação (celebrado em 16 de outubro). É esperada a participação de 250 pessoas. Neste ano, a programação conta com a realização de painéis sobre políticas públicas e também sobre geração de renda.
O extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/ Evandro Scariot comenta que apesar de ser uma região cuja economia tem base na agropecuária, é grande a dependência de alimentos de outras regiões, o que evidencia a existência de espaço para ampliar a geração de renda através da produção de alimentos para abastecimento local.
O Fórum visa reunir lideranças de grupos de mulheres, gestores públicos, profissionais ligados à produção e processamento de alimentos e propor ações que contribuam para a promoção da segurança e soberania alimentar na região. Scariot frisa que a agricultura familiar cumpre função primordial para a segurança e soberania alimentar. O extensionista também destaca a atuação da Emater junto às famílias na produção de alimentos. Segundo ele, além do trabalho cotidiano de acompanhamento das unidades de produção e atividades coletivas para socialização de conhecimentos técnicos, a Instituição busca assistir os agricultores na promoção da qualidade de alimentos e no apoio à comercialização por meio de projetos para fornecimento a programas públicos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa de Aquisição de Alimentos e também em feiras.
Existe também um trabalho bastante intenso de resgate da cultura alimentar e na promoção de hábitos alimentares saudáveis, uma participação muito efetiva nos encontros de grupos de mulheres trabalhadoras rurais, eventos gastronômicos, fóruns municipais e microrregionais de segurança e soberania alimentar. O 13º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar da região Centro Serra é promovido pela Emater, Associação das Trabalhadoras Rurais de Passa Sete e Prefeitura.