A expansão do sinal de telefonia celular nas áreas rurais dos municípios está mais próxima de se tornar realidade. Representantes das prefeituras de Agudo, Nova Palma e Dona Francisca, juntamente com a Usina Dona Francisca e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), se reuniram para discutir um projeto piloto inovador que visa melhorar a cobertura de telefonia móvel. O encontro contou com a presença de representantes da Anatel, incluindo o gerente regional Márcio da Rosa Silveira, o superintendente Humberto Pontes Silva, e outros assessores técnicos.
Também estiveram presentes o diretor da Usina Dona Francisca, Paulo Kafer, e os prefeitos Luís Henrique Kittel (Agudo), Olavo Cassol (Dona Francisca) e André Rossato (Nova Palma). Atualmente, várias áreas rurais desses municípios não possuem sinal de telefonia móvel, como as margens do Rio Jacuí na Nova Boêmia em Agudo, Caemborá em Nova Palma e Linha Ávila, Trombudo, Formoso e Linha Grande em Dona Francisca. A Anatel apresentou o Projeto Piloto de Sandbox Regulatório, que visa melhorar a cobertura do Serviço Móvel Pessoal em áreas com sinal insuficiente.
O projeto prevê o uso de repetidores de radiofrequência e reforçadores de sinal, tecnologias que podem solucionar problemas de cobertura local e garantir uma comunicação mais eficaz para a população. Para Paulo Kafer, diretor da Usina Dona Francisca, o projeto é essencial não apenas para a comunicação do dia a dia dos moradores, mas também para a segurança e eficácia do Plano de Ação Emergencial (PAE) da usina. A reunião foi o primeiro passo para a implementação do projeto. As prefeituras irão enviar um ofício de interesse inicial e desenvolver um cronograma para a replicação do sinal e instalação dos equipamentos. Paralelamente, a Anatel irá coordenar uma reunião entre os interessados e as operadoras de sinal que atuam na região.