Pesquisar
Close this search box.

Agricultura é a área com mais projetos cadastrados na primeira etapa da Consulta Popular

Ao todo, a região recebeu propostas em oito categorias, sendo que a agricultura ganhou destaque com 18 ideias cadastrados no Colab, seguido do turismo; direitos humanos; meio ambiente; trabalho e renda; inovação, ciência e tecnologia; cultura e desenvolvimento econômico

Foto: Divulgação

A região do Vale do Rio Pardo teve 48 projetos apresentados e deferidos pelo Governo do Estado na primeira etapa da Consulta Popular 2022. O processo inicial teve as ideias cadastradas no aplicativo Colab, onde uma proposta na área da Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul recebeu o total de 77 curtidas e, portanto, estará automaticamente na cédula de votação. A Consulta Popular ocorre de 14 a 23 de novembro, digital pelo site ou aplicativo Colab. Trata-se da criação de um FabLab, um espaço de criatividade para os estudantes da região, para desenvolver ideias inovadoras, por meio da cocriação.

Conforme o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, professor Rafael Kirst, a ideia do projeto é oportunizar um espaço de criatividade, aprendizado e inovação, onde as escolas e a comunidade do Vale do Rio Pardo poderão desenvolver e construir projetos através de processos colaborativos de criação. O FabLab será equipado com impressoras 3D, cortadoras à laser, computadores, equipamentos de eletrônica e robótica, de forma a permitir que os jovens tornem as suas ideias realidade. Ao todo, a região recebeu propostas em oito categorias, sendo que a agricultura ganhou destaque com 18 ideias cadastrados no Colab, seguido do turismo; direitos humanos; meio ambiente; trabalho e renda; inovação, ciência e tecnologia; cultura e desenvolvimento econômico.

De acordo com o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, e, conforme definido em assembleias anteriores, a cédula de votação será formada por cinco projetos, sendo eleitos os três projetos mais votados. O valor da Consulta Popular desse ano é de R$ 1.857.142,86, podendo haver um plus nos recursos de até R$ 1 milhão, conforme o desempenho da região nos dias de votação. As próximas etapas da Consulta Popular ocorrem na semana que vem, com a realização das Assembleias Públicas Microrregionais. No dia 28 de setembro, às 13h30min, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Sobradinho, será para representantes dos oito municípios da microrregião Centro Serra.

Já no dia 29 de setembro, também às 13h30min, na sala 101 da Unisc campus Santa Cruz, ocorre o encontro para representantes dos 15 municípios do Baixo Vale do Rio Pardo. As assembleias microrregionais têm por objetivo escolher as propostas dentre as deferidas pelos interlocutores das secretarias de Estado que irão compor a cédula de votação, juntamente com a proposta mais “curtida/apoiada”. O Corede Vale do Rio Pardo ainda poderá complementar e/ou unificar as ideias propostas durante as duas Assembleias, em conformidade com o valor disponibilizado no respectivo Corede. Além disso, serão escolhidos os delegados durante as assembleias, na fração de um para cada dez participantes.

O presidente Heitor destaca a importância da participação da comunidade regional e das instituições nessa próxima etapa, sobretudo daquelas pessoas que tiveram as suas ideias deferidas, como uma oportunidade de poderem apresentar a funcionalidade da proposta e fazerem a defesa de suas ideias. A plenária também participará ativamente da terceira etapa da atualização do Plano Estratégico Regional, para a elaboração do diagnóstico e relatório de avaliação atualizados.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade