Foto: Fabrício Ceolin
Uma mobilização em busca dos direitos dos agricultores vai ocorrer nesta quarta-feira, 18, no centro de Sobradinho. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho, Delmar Waide, em pronunciamento feito na Câmara de Vereadores, cansados de tanto esperar e não obter respostas do governo federal sobre a pauta da estiagem, os agricultores familiares, organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, vão promover mobilizações.
Serão 15 pontos de mobilização pelo Estado, onde os agricultores vão promover caminhadas, atos públicos e manifestações em locais estratégicos a fim de chamar a atenção e pressionar o governo federal sobre a pauta da estiagem. Delmar Waide afirma ainda que além dos altos custos dos insumos para safra, existe pouca produção e está caindo o preço da soja, avaliando que muitos agricultores não poderão honrar seus compromissos com às dívidas.
Os sindicatos defendem que o governo federal dê subsídios aos agricultores familiares nos financiamentos, e que seja evitado às prorrogações, pois segundo o sindicalista, isso acarreta em juros. Em Sobradinho, a regional sindical promove ato em frente ao Banco do Brasil reunindo os 11 Sindicatos da Regional Centro Serra, e todos os agricultores e representantes da classe são convidados. Enquanto as mobilizações acontecerão no Estado, uma comitiva de representantes da Fetag-RS estará em Brasília pra nova rodada de negociações com o governo federal e reuniões com a bancada gaúcha para sensibilização dos parlamentares.