Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Saúde intensificam ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Sobradinho

Os agentes de combate às endemias e de saúde destacam que a população deve fazer a sua parte e eliminar água parada, pois as chuvas dos últimos tempos, aliados ao calor, são propícios para a procriação de mosquitos

dez 18, 2023

Foto: Divulgação

As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti têm se intensificado nas últimas semanas em Sobradinho. Equipes de Agentes de Saúde e de Endemias tem visitado residências no perímetro urbano, realizando ações preventivas e de orientação à população e controle químico e mecânico de focos de mosquitos, com vistas a reduzir a incidência de mosquitos e prevenir agravos.

Também estão sendo realizados levantamentos sobre a situação de caixas de água, principalmente as de recolhimento de água da chuva e de piscinas. A Agente de Combate às Endemias, Rosiane Rode, destaca que essas ações são muito importantes e devem contar com o apoio da população, uma vez que os índices de casos notificados por dengue nas regiões de saúde no Estado, notificadas nas últimas quatro semanas, estão acima do Limite Superior Endêmico (LSE), de acordo com o Comunicado de Risco de Dengue n° 43/2023. Isso significa maior risco para ocorrência de epidemia de dengue.

Os agentes de combate às endemias e de saúde destacam que a população deve fazer a sua parte e eliminar água parada, pois as chuvas dos últimos tempos, aliados ao calor, são propícios para a procriação de mosquitos. As equipes alertam para um cuidado especial com pneus, que devem ser guardados em local seco e coberto; as piscinas não tratadas devem estar tratadas com cloro, inclusive as de plástico; as caixas de água ou bombonas de recolhimento de água da chuva, que apresentam conservação inadequada, devem ser bem vedadas e, ao menos uma vez por semana, devem olhar seus pátios, em busca de qualquer material que possa acumular água. Rosiane Rode lembra que “todos devem ficar atentos e lembrar sempre que prevenção é o melhor remédio em todas as situações”.