Foto: Divulgação
Os Agentes Comunitários de Saúde de Segredo participaram de uma capacitação, ministrada pela enfermeira Angélica Dallazen, coordenadora do Programa de Imunizações do município. O evento teve por objetivo promover uma busca ativa domiciliar dos usuários que estão com a vacina antitetânica atrasada ou que ainda não fizeram nenhuma dose. Este trabalho preventivo teve início depois que as equipes observaram nas Unidades de Saúde que os pacientes, nos últimos meses, estavam dando entrada nos serviços, com ferimentos, e estes usuários não possuíam nenhuma dose do imunizante, nem mesmo, a carteira de vacinas que comprovasse a situação vacinal.
A vacina do tétano é a principal forma de prevenção gratuita, e está disponível em toda a rede do Sistema único de Saúde (SUS). O esquema vacinal é composto por três doses aplicadas com o intervalo de dois meses entre cada dose. O tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa causada por uma bactéria do bacilo tetânico. Essas bactérias são encontradas em solo e fezes de animais e podem entrar em contato com o corpo por meio de uma lesão, que é a forma mais comum. Após o contato com o organismo, a bactéria pode não se manifestar imediatamente, levando até 50 dias para apresentar os sintomas.
A secretária de Saúde, Vanusa Fernandes, solicita a todos os usuários de Segredo que verifique a sua situação vacinal e colabore com a busca ativa domiciliar que será feita pelos Agentes Comunitários de Saúde.