Adolfo Brito vai assumir presidência da Assembleia em 2024

As quatro maiores bancadas da Assembleia revezam o comando do legislativo nos próximos quatro anos

jan 10, 2023

Foto: Divulgação

A partir de 31 de janeiro de 2023, quando os 55 parlamentares devem tomar posse, o Legislativo gaúcho terá 15 bancadas. O ato ocorre na Assembleia Legislativa a partir das 14:00 horas.  O deputado estadual sobradinhense Adolfo Brito, vai ser empossado para o seu oitavo mandato. Em reunião com participação dos deputados e o presidente do Partido Progressista, Celso Bernardi, foram definidas participações dos parlamentares e confirmadas indicações para as três Secretarias no governo de Eduardo Leite.

O deputado Frederico Antunes, volta à Liderança do Governo na Assembleia a partir de fevereiro; na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou o deputado Ernani Polo; para Secretaria de Turismo, o ex-deputado estadual e federal Vilson Covatti e na Secretaria de Apoio aos Municípios, Salmo Dias, ex-presidente da Famurs. Na Assembleia a liderança da Bancada será do deputado Guilherme Pasin, ex-prefeito de Bento Gonçalves; já na liderança partidária, será a deputada Silvana Covatti, enquanto Frederico Antunes deverá presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o ex-prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, será o presidente da Comissão de Assuntos Municipais.

As quatro maiores bancadas da Assembleia revezam o comando do legislativo nos próximos quatro anos: Em 2023 inicia com o MDB; tendo o deputado estadual Vilmar Zanchim como presidente do Legislativo Estadual. No ano de 2024, deverá ser o Progressistas, com o deputado estadual Adolfo Brito como presidente da Assembleia. Em 2025, assume o PT, tendo como presidente o deputado Pépe Vargas e 2026 será a vez do Republicanos, que ainda não confirmou o nome do deputado.

Neste ano, Adolfo Brito deverá assumir a primeira secretaria da Mesa Diretora. Brito diz que será uma grande responsabilidade assumir a mesa diretora do Parlamento, mas acredita que com uma boa equipe e auxílio da bancada, poderá fazer um bom trabalho em prol da Comunidade Gaúcha. Dentre as metas, quer focar em obras de infraestrutura, como a recuperação de rodovias, acessos asfálticos e a construção de uma terceira pista na ERS 400. O deputado afirma que quer trabalhar por energia elétrica, irrigação, agricultura, educação e saúde, com objetivo de dar suporte na região central do Estado, contribuindo ainda com a geração de empregos e renda.