Adolfo Brito é empossado presidente da Assembleia Legislativa

Durante a posse, o deputado estadual falou de diferentes temas que impactam a sociedade do Rio Grande do Sul.

fev 1, 2024

Foto: Vinícios Rech

O deputado Adolfo Brito (PP) tomou posse nessa quarta-feira (31), como novo presidente da Assembleia Legislativa (AL). A solenidade foi realizada no plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre, e contou com a presença de deputados estaduais, federais, senador, representantes do Governo do Rio Grande do Sul, imprensa e convidados. Natural de Sobradinho, Brito tem 74 anos, e começou a vida política em 1982 como vereador na cidade natal. Depois, ainda foi eleito como prefeito e desde 1994 atua como deputado. Durante a posse, o deputado estadual falou de diferentes temas que impactam a sociedade do Rio Grande do Sul.

Em seu pronunciamento, Adolfo Brito destacou que “nesse oitavo mandato como deputado, vai procurar fazer o que é dever da Assembleia Legislativa, ou seja, cumprir o regimento interno. Ele ressaltou que tudo que chegar até a Casa Legislativa vai ter como destino às comissões para análise até chegar à mesa diretora, e posteriormente ir à votação em plenário”. Conforme o parlamentar, dos últimos cinco anos, três foram marcados por fortes secas que trouxeram prejuízos às propriedades rurais, especialmente dos pequenos agricultores. Além disso, Brito destaca a dificuldade em manter, atualmente, os jovens no meio rural. Ele reforçou que será nisso que irá se dedicar, salientando que já conversou com o governador, e recebeu carta branca para começar a montar projetos e trabalhar de forma conjunta nesta direção.

Brito disse que também já falou com o Ministério Público, para viabilizar projetos que são possíveis de execução. Além disso, já esteve conversando também com as federações que também apoiam a iniciativa. O novo presidente da Assembleia Legislativa ressaltou que a partir de agora vai começar a montar como serão os projetos que pretende fazer para o estado do Rio Grande do Sul nas questões de reservação de água, irrigação e piscicultura. Compõem a chapa eleita ao lado de Adolfo Brito, o primeiro vice-presidente, Paparico Bacchi (PL); segunda vice-presidente, Eliane Bayer (Republicanos); primeira secretaria, Pepe Vargas (PT); terceira secretaria, Gaúcho da Geral (PSD); e quarta secretaria, Elton Weber (PSB).

A Rádio Sobradinho – onde Adolfo Brito iniciou sua carreira como radialista e que o projetou para a política, acompanhou o evento dessa quarta-feira com transmissão especial do programa Enfoque e do ato de posse diretamente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Foto: Vinícios Rech