Acordo vai possibilitar uso das UTIs móveis adquiridas pelas prefeituras de Arroio do Tigre e Sobradinho

Segundo o prefeito, não haverá necessidade de contratação de novos profissionais, podendo se credenciar aqueles que já atuam no município, que serão pagos por demanda.

fev 21, 2022

Foto: Henrique Lindner/Arquivo Rádio Sobradinho AM

Acordo definido em reunião na última sexta-feira (18) vai possibilitar o uso das UTIs móveis recentemente adquiridas pelas prefeituras de Arroio do Tigre e Sobradinho. O assunto foi discutido no gabinete do prefeito Marciano Ravanello e contou com a presença do coordenador Regional de Saúde, Júlio Lopes. No encontro ficou acertado que a UTI móvel de Arroio do Tigre poderá utilizar as dependências do SAMU do município, sendo necessária apenas a construção de uma garagem.

A falta de uma base para o serviço era um dos pontos alegados pela Vigilância Sanitária da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde que havia notificado os dois municípios e proibido a entrada em operação das duas ambulâncias. Em entrevista ao programa Enfoque desta segunda-feira (21), o prefeito Marciano Ravanello explicou que outra definição foi o credenciamento dos profissionais que vão acompanhar o transporte dos pacientes. Isso será feito pelo Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí.

Segundo o prefeito, não haverá necessidade de contratação de novos profissionais, podendo se credenciar aqueles que já atuam no município, que serão pagos por demanda. Em Sobradinho ainda está em estudos o local onde a UTI móvel ficará sediada, já que o município não possui SAMU. Uma das possibilidades é que o veículo fique em uma unidade de saúde. Participaram do encontro, além do prefeito Marciano Ravanello, o vice-prefeito de Sobradinho, Ivan Trevisan, e representantes das Secretarias Municipais da Saúde de Arroio do Tigre e de Sobradinho.