Acordo entre Lagoão e Gramado Xavier possibilita ponte sobre o Rio Pardo

Na ocasião, foi destacado que o ato simbolizou um dia histórico para os dois municípios, que fazem divisas, mas que tem a ligação dificultada pelo Rio Pardo

set 23, 2021

Foto: Divulgação

O ato solene de assinatura do convênio de Cooperação Mútua para construção da ponte de ligação entre Lagoão e Gramado Xavier foi realizado nesta quarta-feira, 22, no Salão Comunitário da Linha Costa do Rio Pardo, em Gramado Xavier. O evento contou com a presença dos prefeitos e vice-prefeitos dos dois municípios, secretários municipais e vereadores de Lagoão, Gramado Xavier, Barros Cassal e Sinimbu. Outros políticos, lideranças e moradores de Gramado Xavier e Lagoão também se fizeram presentes.

Na ocasião, foi destacado que o ato simbolizou um dia histórico para os dois municípios, que fazem divisas, mas que tem a ligação dificultada pelo Rio Pardo. Também ressaltaram a importância de uma ligação de Lagoão à RSC-153, encurtando a distância entre Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e o Porto de Rio Grande. Todo o processo de licitação para construção das bases para a ponte será realizado pelo município de Lagoão, com o devido acompanhamento do Grupo Técnico de Trabalho composto por servidores dos dois municípios.

Agora é aguardada somente a liberação da Fepam para licitação e consequentemente o início das obras. A coordenação da obra ficou com o município de Lagoão que nos próximos dias deverá licitar empresa terceirizada, sendo que a ponte metálica foi conseguida através de doação do DAER. A travessia do Rio Pardo possibilitará acesso aos moradores de Lagoão para a RSC-153, a cerca de 7 quilômetros do asfalto.