Ações para 2024 no setor agropecuário foram tema de reunião em Arroio do Tigre

Para o ano de 2024, ficaram definidos diversos cursos em parceria entre a Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e SENAR

set 26, 2023

Foto: Divulgação

A secretária municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Arroio do Tigre, Viviane Redin Mergen, e os servidores da pasta Romildo Seibert e Carlos Eichelberger estiveram participando de reunião proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais para discutir ações para 2024 no setor agropecuário do município. Do ato também participou o Sindicato Rural. Viviane enfatizou a importância de todas as entidades da área atuarem de forma conjunta e, desta forma, promoverem ações constantes e efetivas em prol do meio rural.

Para o ano de 2024, ficaram definidos diversos cursos em parceria entre a Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e SENAR, entre eles: tecnologias de poda, fruticultura, gestão rural e agricultura de precisão. Todos gratuitos e abertos ao público em geral. Outra grande necessidade que ficou acertada são cursos que capacitem e otimizem a utilização das patrulhas agrícolas por parte dos agricultores beneficiados. Atualmente o município conta com 21 patrulhas agrícolas com equipamentos diversificados e que são fundamentais para a atividade agrícola nas localidades.

Segundo Viviane, a Administração Municipal se preocupa com a sustentabilidade das associações de patrulhas agrícolas e para isto irá organizar cursos e atuações otimizadas por distrito. Durante a reunião conjunta fez parte do debate a preocupação das entidades presentes e da Secretaria da Agricultura quanto à contratação correta e segura de mão de obra para agricultura. Neste sentido, foi organizado entre os presentes, para o dia 03 de outubro, um curso formativo na modalidade de Projeto Piloto de Conscientização de diaristas para boas práticas na colheita do tabaco, tendo como apoiadora a empresa JTI.