Foto: Divulgação
Entidades e profissionais que integram a rede de proteção da criança e do adolescente se reuniram na tarde desta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, em evento promovido pelo Conselho Tutelar. Na oportunidade, discutiram a programação do maio Laranja, mês dedicado a ações de prevenção a violência contra os menores, especialmente a exploração sexual. Foram repassadas orientações sobre como agir em casos de suspeita de abusos, preservação de possíveis provas e como encaminhar as denúncias.
As explanações foram feitas por representantes da Brigada Militar, do Poder Judiciário e Conselho Tutelar que esclareceram vários pontos da legislação. Entre eles, foi destacado que é crime acobertar uma situação de violência contra criança. A vice-coordenadora do Conselho Tutelar, Maria Gorete Monteiro, lembrou a importância de casos suspeitos serem informados às autoridades policiais e ao Conselho.
No Presídio de Sobradinho estão recolhidas 12 pessoas por abusos contra crianças ou adolescentes e cerca de 20 processos estão em andamento no Fórum de Sobradinho envolvendo este tipo de crime. A programação do Maio Laranja prevê para amanhã uma caminhada com participação de escolas e membros da rede de proteção. A saída será às 14 horas em frente à Igreja Matriz. Durante o percurso serão distribuídos panfletos com o chamado “Semáforo do Toque” que ensina as crianças a se proteger de possíveis agressores.