Acendimento da Chama Crioula da 14ª Região Tradicionalista será domingo em Anta Gorda

Entre os cavaleiros estarão algumas crianças e mulheres, já que este ano a cavalgada homenageia os 200 anos de Anita Garibaldi

ago 31, 2021

Marco Andres, Jerusa Herath e Valentina-Scota partiiparam-do-programa Enfoque. Foto: Jorge Augusto Foletto

O ato de acendimento da Chama Crioula da 14ª Região Tradicionalista será neste domingo, dia 5 de setembro, na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Itapuca, distrito de Anta Gorda. Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, o diretor de Cavalgada Marco Andres e as integrantes da cavalgada Jerusa Herath e a pequena Valentina Scotta, destacaram que a programação abre às 9 horas com Missa Crioula e Geração da Chama no parque da Gruta. À tarde, o grupo formado por 70 cavalarianos, sai em direção à Putinga, passando pelo Museu do Pão em Ilópolis. Na segunda-feira (06), às 7 horas e 30 minutos, a cavalgada segue em direção a Fontoura Xavier. No feriado de 7 de setembro, o grupo parte para Barros Cassal.

Do dia 8 saída às sete e meia, com destino para Lagoão e na quinta-feira, dia 9 de setembro, os cavalarianos partem em direção à Segredo, chegando em Sobradinho, na sexta-feira, dia 10 de setembro, onde às 9 e meia da manhã haverá desfile no centro da cidade, com cerimônia em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, numa parceria com as Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, em homenagem ao padre tradicionalista Jorge Hudson, que faleceu este ano, vítima da Covid-19.

Após, o grupo segue até a loja Maçônica Aôr e Harmonia, onde a centelha crioula será distribuída para todos os CTGs da região, dando início as festividades da Semana Farroupilha 2021. Conforme Marco Andres, o deslocamento para Anta Gorda será neste sábado (04) de ônibus e caminhão, e o retorno à cavalo vai percorrer um trajeto de aproximadamente 160 quilômetros.

Entre os cavaleiros estarão algumas crianças e mulheres, já que este ano a cavalgada homenageia os 200 anos de Anita Garibaldi – parceira do herói Farroupilha, Gioseppe Garibaldi. Durante a cavalgada e nos eventos da Semana da Farroupilha será obrigatório o uso de máscaras, seguindo também os demais protocolos de segurança de prevenção à pandemia.