Foto: Divulgação
Moradores da região dos Sítios Alto, Baixo e Novo, e de Coloninha, no interior de Arroio do Tigre, relatam preocupação com os abigeatos nas localidades. De acordo com um criador, em contato com a reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, ao menos 10 cabeças de gado foram abatidas pelos abigeatários nos últimos meses nas localidades. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, em Arroio do Tigre há o registro oficial de 5 casos de abigeato neste ano.
Segundo a fonte que procurou a reportagem, muitos optam em não fazer o registro de ocorrência por medo de represálias de criminosos que atuam nas localidades, ou por não terem o registro de seus animais na inspetoria. Como prevenção, muitos criadores estão trazendo o gado para lugares próximos às suas residências e galpões durante a noite. Só em março desse ano, ladrões de gado abateram três novilhos de uma só vez, de um criador de Coloninha, deixando no local, apenas as cabeças dos animais, totalizando um prejuízo estimado de, no mínimo, R$ 10 mil reais.
A pessoa que ingere a carne sem procedência, está pondo em risco sua saúde. Na maioria dos casos, a carne é imprópria para consumo, devido ao manejo no local de abate, situações como doença ou a própria aplicação de medicamentos. Moradores das localidades citadas, pedem ações urgentes da Brigada Militar e Policia Civil.