Abigeato é registrado no interior de Lagoão

Duas propriedades foram furtadas
Quartel da BM de Lagoão

A Brigada Militar de Lagoão atendeu, na manhã de segunda-feira (8), dois casos de abigeato — um consumado e outro tentado — em propriedades rurais de Vila Freitas. Os crimes ocorreram entre a noite do último domingo e a madrugada de segunda-feira.

No primeiro caso, criminosos cortaram os arames da porteira para acessar a propriedade. Uma vaca da raça Braford, de cerca de cinco anos, foi encontrada com a mandíbula quebrada por um disparo de arma de fogo. Segundo a BM, o tiro é compatível com munição usada em armas de caça, indicando que os suspeitos tentaram abater o animal, mas não concluíram o furto. A vaca, avaliada em R$ 4 mil, precisou ser abatida pelo proprietário.

No segundo caso, criminosos furtaram um touro da raça Red Angus, de aproximadamente três anos. O dono encontrou apenas as vísceras do animal, avaliado em R$ 5 mil. Marcas semelhantes às do primeiro caso sugerem ligação entre os crimes. O caseiro da primeira propriedade relatou ter ouvido disparos após a meia-noite.

O comandante da Brigada Militar de Lagoão, 1º sargento João Irineu Garcia, informou que foram feitas buscas na região e analisadas imagens de câmeras de segurança para identificar os autores. O fato foi registrado e a investigação segue com a Polícia Civil.

Um dos proprietários divulgou imagens do crime nas redes sociais e manifestou indignação, afirmando que já teve outros prejuízos semelhantes e cobrando ações mais rigorosas. Ações Patrulha Rural, também são solicitadas pelos produtores da região, uma vez que uma caminhoneta foi reformada com ajuda da comunidade para esse determinado fim.  

O sargento destacou que, embora casos de abigeato já tenham ocorrido em anos anteriores, em 2025 o município registrou redução significativa desse tipo de crime. A última ocorrência havia sido há mais de cinco meses. Ele lembrou ainda ações recentes da Brigada Militar, como a apreensão de um veículo usado para transporte de carne furtada e a recuperação de uma junta de bois roubada.

O comandante reforçou a importância da colaboração da comunidade e orientou que qualquer informação seja repassada diretamente à Brigada Militar.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade