O casal Anderson Rafael da Silva Barros, de 35 anos, e Débora Roberta Wink Barros, de 29, será o anfitrião da Abertura Oficial da Colheita do Tabaco do Rio Grande do Sul. O evento acontece no dia 7 de novembro, na propriedade da família, localizada na Estrada São José da Reserva, interior de Santa Cruz do Sul. Anderson e Débora, juntos com o filho Henrique, de nove meses, e os pais de Anderson, receberão autoridades, convidados e a imprensa.
A propriedade de 28 hectares é conduzida em parceria com o pai de Anderson, e abriga 110 mil pés de tabaco, além de soja, milho, gado, ovelhas, galinhas, horta, pomar e açude, garantindo a subsistência da família. A família conta ainda com mata nativa, eucalipto para a secagem do tabaco, máquina de colher e sistema de irrigação, que ajudam na produtividade e na diversificação da produção.
O evento é promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, em parceria com a Afubra e o SindiTabaco. Na ocasião, será assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Programa “Tabaco é Agro”, voltado à diversificação das propriedades.
O Rio Grande do Sul conta com 69 mil famílias produtoras de tabaco. Na safra 2024/2025, foram produzidas mais de 303 mil toneladas no Estado, com destaque para a variedade Virgínia, e produtividade média de mais de 2 mil quilos por hectare. A Abertura Oficial da Colheita do Tabaco ocorre desde 2017, passando por cidades como Venâncio Aires, Canguçu, Arroio do Tigre, Vale do Sol, São Lourenço do Sul e Rio Pardo, sempre destacando a importância do tabaco para a economia e para a vida das famílias gaúchas.








