A Fetag-RS realizou nesta semana, uma reunião com o Ministro Pimenta, Ministro da Reconstrução, para discutir mais uma vez a situação da agricultura familiar afetada pelas enchentes. Durante o encontro, foram reforçadas as necessidades urgentes do setor que enfrenta grandes dificuldades devido às adversidades climáticas. A reunião foi produtiva e abriu espaço para novas possibilidades, mas a Federação ainda aguarda avanços concretos após inúmeras negociações em Brasília e no estado.
Entre os pedidos da Fetag-RS estão a anistia das dívidas dos agricultores; a disponibilização de milho através da CONAB com preço subsidiado para alimentação dos rebanhos nas áreas mais atingidas; a criação de um auxílio emergencial no valor de um salário mínimo pelo período de seis meses; agilidade na reconstrução das unidades habitações. Além disso, a Federação destacou a importância da manutenção do Proagro, essencial para proteger os produtores em momentos de crise.
Representando a Federação na reunião estiveram o presidente, Carlos Joel da Silva e a secretária-geral, Jaciara Muller. Carlos Joel “reafirma o compromisso da Fetag-RS em lutar pelos direitos dos agricultores familiares e buscar soluções práticas e efetivas para minimizar os impactos das enchentes. A Federação espera que as discussões com o Ministro Pimenta e outras autoridades resultem em ações concretas e imediatas, garantindo o apoio necessário para que as famílias afetadas possam superar esse período difícil e retomar suas atividades com dignidade e segurança” finaliza o dirigente.