A Polícia Civil de Sobradinho prendeu sete pessoas em flagrante, sendo cinco homens e duas mulheres, durante uma operação realizada na tarde dessa segunda-feira (21). A ação investigava crimes de abigeato e tráfico de drogas na região.
Entre os homens presos, dois são de Rio Pardo, um de Vera Cruz, um de Cachoeirinha e um de Sobradinho. As duas mulheres são de Sobradinho.
Investigação sobre abigeato
Em entrevista ao Programa Enfoque, a delegada Graciela Foresti Chagas informou que a Polícia Civil vinha investigando uma série de ocorrências de abigeato na região. Somente neste ano, aproximadamente 20 casos haviam sido registrados.
A investigação avançou a partir de informações repassadas à polícia. Os agentes localizaram parte dos suspeitos em uma residência situada na entrada de Linha Carijinho, onde a carne estava sendo fracionada.
Conforme a Polícia Civil, foi confirmado o abate de dois bovinos em uma propriedade na Linha Tupi. Cerca de 260 quilos de carne de um dos animais foram encontrados na residência. O segundo bovino já havia sido abatido e a carne teria sido comercializada.
Durante a ação, foram apreendidos aproximadamente R$ 3,5 mil em dinheiro. Segundo a investigação, o valor seria proveniente da venda da carne.
Carne era manipulada sem condições adequadas
A Polícia Civil também alertou para as condições em que a carne estava sendo manipulada. Conforme a investigação, o produto era fracionado sem condições adequadas de higiene e refrigeração, o que poderia representar risco à saúde de pessoas que eventualmente tenham adquirido a carne.
Os investigadores agora trabalham para identificar os compradores da carne que já havia sido comercializada, além de esclarecer o destino do produto.
Drogas também foram apreendidas
Além da investigação relacionada ao abigeato, a operação resultou na apreensão de drogas.
No veículo utilizado pelos suspeitos foram encontradas porções de maconha e cocaína. Já na residência onde a carne era fracionada, os policiais localizaram materiais e anotações que, segundo a investigação, indicam possível prática de tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Polícia investiga outros crimes
A Polícia Civil também apura a possível participação do grupo em outros casos de abigeato registrados na região.
Segundo a delegada, foram encontrados elementos que levantam ainda a suspeita de que os envolvidos possam ter relação com o abate de cavalos e eventual comercialização da carne como se fosse bovina. Essa hipótese ainda será investigada.
Dois dos homens presos, ambos de Rio Pardo, possuem antecedentes por crimes graves, incluindo assaltos e tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil, eles também são conhecidos por envolvimento com abigeato naquele município.
Prisões serão analisadas pela Justiça
Após as prisões em flagrante, a Polícia Civil representou pela conversão das prisões em preventivas. A decisão agora cabe ao Poder Judiciário.
A delegada Graciela Foresti Chagas destacou a importância da participação da comunidade, especialmente por meio do repasse de informações que possam auxiliar no trabalho de investigação.
A operação contou com a participação de agentes da Delegacia de Polícia de Sobradinho e apoio da Inspetoria de Defesa Agropecuária.
As investigações continuam para identificar os possíveis compradores da carne, esclarecer o destino do produto já comercializado e verificar a eventual participação dos suspeitos em outros crimes de abigeato na região.






