A Banda Municipal de Sobradinho está intensificando os preparativos para a participação no desfile de 7 de Setembro. Os ensaios começaram ainda em março e envolvem alunos das escolas municipais e estaduais, que vêm sendo preparados para uma apresentação especial durante a programação. O regente e professor de música Cristiano Mundt explica que o trabalho busca garantir organização, qualidade musical e ritmo durante o desfile. Além de acompanhar as entidades, a Banda Municipal também fará uma apresentação com repertório variado, mantendo uma tradição do município. O trabalho conta com a participação do professor Ediberto Patta, que auxilia na coordenação da parte de percussão. O grupo de balizas também integra a programação e deverá realizar uma apresentação coreográfica durante o desfile.
Uma das novidades para este ano é o fortalecimento da parte instrumental da banda, especialmente com a chegada de novos instrumentos de sopro. Conforme Cristiano Mundt, nos últimos anos o trabalho estava mais concentrado na percussão, enquanto havia necessidade de ampliar a estrutura para os instrumentos de sopro. Com o investimento do Poder Executivo, foi possível ampliar essa área e buscar novos integrantes nas escolas. Alguns estudantes que já apresentavam maior familiaridade com a música passaram a receber preparação específica para os instrumentos. Segundo o regente, os instrumentos de sopro exigem dedicação, ensaios e um processo contínuo de aprendizagem. O objetivo é desenvolver a musicalidade dos alunos e, ao mesmo tempo, fortalecer a Banda Municipal para os próximos anos.
O trabalho desenvolvido em 2026 também já mira as comemorações do centenário de Sobradinho, em 2027. Cristiano Mundt destaca que a preparação antecipada permitirá que os integrantes estejam ainda mais capacitados para uma apresentação especial durante as comemorações dos 100 anos do município. Atualmente, a Banda Municipal conta com aproximadamente 40 integrantes. Somando o grupo de balizas, formado por cerca de 20 participantes, e a comissão de frente, com aproximadamente cinco integrantes responsáveis pelas bandeiras e pelo estandarte, o grupo reúne entre 60 e 70 alunos. Cristiano Mundt convida a comunidade para prestigiar o desfile das entidades e a apresentação da Banda Municipal no dia 7 de Setembro, em Sobradinho.









