O CTG Porteira da Amizade realiza, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, o 60º Rodeio Crioulo. A edição comemorativa marca os 60 anos do rodeio e também será o último evento com contagem de pontos, além de oferecer mais de 32 mil reais em prêmios. A organização destaca ainda que não haverá encurtamento de raia durante as provas. A programação tem início na quinta-feira, dia 29, e as inscrições antecipadas variam conforme a força, com valores de 250 reais para a Força A, 200 para a Força B e 100 para a Força C. Para quem deixar para se inscrever no dia, os valores passam para 300, 250 e 150 reais, respectivamente.
Na sexta-feira, dia 30, a partir das 8h da manhã, acontecem as provas de ex-patrão e ex-capataz, exclusivas da entidade, além da Laçada da Marca Crioulos do Lagoão. A tarde inicia a Taça Sicredi – 60 anos do CTG Porteira da Amizade, na modalidade dupla, com 50 inscrições antecipadas no valor de 160 reais, classificando laçadores para a grande final do domingo. No sábado a partir das sete horas entram em pista as modalidades patrão, capataz, guri, prenda, rapaz, dupla irmãos e sênior. Na sequência leilão dos Crioulos de Lagoão e abertura oficial do rodeio.
À tarde acontecem a prova da vaca parada, o laço dupla do rodeio, que começa e termina no mesmo dia, e a fase classificatória da Taça Sicredi. Domingo, dia 1º de fevereiro, a programação inicia às 6h da manhã com a recuperação de armada, seguida da quarta e quinta voltas do laço equipe, das provas de modalidades como veterano, vaqueano, piá, menina, guria, geração, pai e filho, mãe e filho, além da final da Taça Sicredi e do encerramento oficial do rodeio.
As inscrições para o laço equipe custam 615 reais até as 10h da manhã, passando para 800 reais após esse horário. O laço dupla tem valor de 160 reais, sendo obrigatória uma dupla por entidade, e custam 70 reais no individual e 140 reais na dupla. O rodeio seguirá o regulamento do MTG e da 14ª Região Tradicionalista, com exigência de exames de anemia e GTA. O 60º Rodeio Crioulo do CTG Porteira da Amizade promete quatro dias de tradição, emoção e valorização da cultura gaúcha em Lagoão.









