Negociação da tabela de preços do tabaco para a safra 2025/2026 deve ocorrer na segunda quinzena de janeiro

O presidente da Afubra tranquilizou os produtores que já iniciaram a comercialização

A definição da tabela de preços do tabaco para a safra 2025/2026 deverá ocorrer por meio de rodadas de negociações previstas para a segunda quinzena de janeiro. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher.

Segundo Drescher, o processo sofreu um atraso excepcional em função da conclusão tardia da terceira e última etapa do levantamento dos custos de produção, que contempla os gastos com mão de obra. Ele explicou que a forte incidência de granizo durante a safra exigiu que as equipes técnicas da Afubra priorizassem o atendimento emergencial aos produtores com lavouras atingidas, o que acabou postergando o fechamento dos dados.

Com o levantamento já concluído, a próxima etapa consiste na conciliação final dos números, empresa por empresa, prevista para a primeira semana de janeiro. A partir disso, será possível dar início às reuniões com as indústrias fumageiras.

O presidente da Afubra também tranquilizou os produtores que já iniciaram a comercialização do tabaco antes da definição do preço médio, ressaltando que não haverá prejuízos. Eventuais diferenças de valores serão complementadas posteriormente, conforme o índice de correção acordado entre as entidades representativas e as empresas do setor.

A comissão responsável pelas negociações é formada pela Afubra, pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e pelas Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que atuam de forma conjunta na defesa dos interesses dos fumicultores.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade