O município comemora seus 38 anos com uma extensa programação de eventos culturais, esportivos e sociais que acontecem entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro. As atividades envolvem a comunidade em celebrações que valorizam a história, a cultura e o esporte local. Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, o prefeito Paulo Henrique Reuter destacou que a programação é bastante diversificada e com foco em inaugurações de obras de infraestrutura e mobilidade.
A festa começa no dia 28 de novembro, às 19h, com a abertura oficial no Sesert, incluindo apresentação do Coral da Juventude Assembleia de Deus de Cerro Preto, grupos artísticos do CTG Trança Crioula e animação da Banda Milênio. No dia seguinte, 29 de novembro, ocorre a tradicional rústica e passeio ciclístico na Praça Albino Martim, seguido pelo baile da melhor idade no Ginásio Municipal. No dia 30 de novembro, a Associação Desportiva Tunas realiza jogos de futebol de campo, almoço e festividades. No dia 2 de dezembro, será inaugurada a Quadra Coberta Santa Rita.
No dia 4, a programação inclui a Feira do Conhecimento nas escolas municipais e a reinauguração do Posto de Saúde da Comunidade Nossa Senhora Aparecida. No dia 5 de dezembro, a festa continua com inauguração de duas pontes — na rua Luiz Paiter, às 10h, e no rio “Dos Toco”, às 14h. À noite, o Ginásio Municipal recebe a apresentação do novo traje de passeio da corte do município, a apresentação da Garota Jacuí de Tunas e baile com o show da dupla Robson e Matheus. No dia 6, às 9h, será inaugurada a pavimentação de diversas ruas e às 15h acontece a final do Campeonato Municipal de Futsal.
O evento “Encontro de Som Automotivo” acontece no Parque Luck Cross no dia 7, às 10h. A programação se encerra no dia 8 de dezembro com missa e festa da Nossa Senhora da Conceição na Igreja Matriz da comunidade católica. As comemorações marcam o aniversário do município, promovendo integração e valorização da cultura e do esporte para todas as faixas etárias da comunidade. O prefeito reforçou o convite para toda a comunidade regional, destacando a tradicional acolhida do povo tunense.









