O Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região formalizou um acordo natalino com redes de varejo que representam centenas de lojas na Região Centro-Serra, garantindo condições especiais de trabalho para comerciários durante dezembro de 2025. O acordo abrange trabalhadores do setor loja dos municípios de Sobradinho, Ibarama, Arroio do Tigre e Segredo. Entre os pontos definidos, estão dias específicos de prorrogação de horário, proibição de expediente em feriados, registro obrigatório de jornada e compensação das horas extras.
O documento estabelece adicional de 75% sobre horas trabalhadas de segunda a sábado e 100% aos domingos, além de prêmio de R$150,00. Para os turnos prorrogados, as empresas também devem fornecer R$48,00 por dia para alimentação. A negociação dispensa acordos individuais, mantendo unidade e segurança jurídica para os trabalhadores. Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, na manhã desta quarta-feira (26), a vice-presidente do Sindicato, Clair Pereira, destacou a importância da mobilização da entidade para evitar sobrecarga e garantir contrapartidas justas.
Clair reforçou que a abertura ao diálogo sempre será conduzida com firmeza, protegendo quem está na linha de frente do atendimento. Ela ainda destacou que a Região Centro-Serra tornou-se referência em negociação coletiva, mostrando que é possível conciliar a alta demanda do comércio com respeito à saúde e aos direitos dos trabalhadores. O acordo é válido de 1º a 31 de dezembro e já serve como referência para futuras negociações na região.









